LANÇAMENTO DA MESA REDONDA NO BRASIL
A Mesa Redonda para a Liberdade Religiosa, recentemente constituída, foi oficialmente lançada em cerimônia realizada em 27 de janeiro de 2022, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Os trabalhos foram conduzidos pelo Coordenador Nacional, Embaixador Alexandre Ruben Milito Gueiros. A cerimônia de lançamento foi virtual, em razão da presente pandemia.
A cerimônia contou com a participação de autoridades dos Três Poderes em nível federal, estadual e municipal. Discursou, inicialmente, o Rev. Chris Halverson, na condição de representante das Mesas Redondas Internacionais para a Liberdade Religiosa (IRF), à qual a Mesa Redonda está vinculada, a fim de deixar claro o reconhecimento da condição da Mesa Redonda brasileira como representante da IRF no Brasil.
Merece menção especial a participação do Deputado Roberto de Lucena, Presidente da Frente Parlamentar Mista para os Direitos Humanos do Congresso Nacional, que proferiu brilhante alocução, expressando seu apoio aos objetivos a que a Mesa Redonda se propõe.
Discursaram, a seguir, os representantes dos Ministérios da Mulher, Família e Direitos Humanos, Dra. Natammy Bonissoni (Coordenadora-Geral em Educação em Direitos Humanos do MMFDH), e das Relações Exteriores, Ministro João Lucas Quental (Diretor do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania do MRE), que expressaram o apoio de seus Ministérios aos princípios defendidos pela Mesa Redonda.
Muito significativo foi o discurso de apoio à Mesa Redonda por parte do Presidente da Comissão Especial de Juristas Evangélicos e Cristãos da OAB, Bispo Abner Ferreira, que também lidera a Convenção Nacional das Assembleias de Deus – Ministério Madureira. Cabe registrar a satisfação de todos os representantes com a adesão de uma Comissão do Conselho Federal da OAB.
Muito enriqueceu a cerimônia o pronunciamento da ilustre Deputada Damaris Moura, Coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa da ALESP, pioneira, em São Paulo, na defesa desse tema, bem como na luta pela proteção de minorias carentes, inclusive deficientes físicos.
Os representantes de importantes denominações evangélicas manifestaram apoio às atividades da Mesa Redonda. Entre elas, a Igreja Adventista do Sétimo Dia (Pr. Hélio Carnassale), a Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais (Dr. Jonas Morerno) e a Igreja Presbiteriana do Brasil, sendo esta, na pessoa do Presidente do Supremo Concílio, Rev. Roberto Brasileiro.
Destaque deve ser dado à participação do Dr. Sérgio Napchan e dos Rabinos Rubens Sternschein e Guershon Kwasnievski, em representação da CONIB – Confederação Israelita do Brasil, em especial por haver sido destacada a data escolhida para o lançamento da Mesa Redonda.
Falaram, ainda, os representantes do IBDR (Dr. Jean Regina), da ANAJURE (Dr. Felipe Lopes Carvalho), da Convenção Batista Brasileira (Dr. André Simão), da LIBERTAS (Dr. Bergson Gil Costa) e da ABLIRC (Dr. Samuel Luz).